top of page
Cartaz-janeiro-cultural-2024_222.png

Janeiro é mais cultural em Tondela entre os dias 17 e 31

Numa organização conjunta do Município e da Rede de Bibliotecas de Tondela, realiza-se entre os dias 17 e 31 o evento “Janeiro Cultural”, que este ano tem como pano de fundo as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

A iniciativa, que vai já na quinta edição, é promovida com o objetivo de ampliar a cultura e o conhecimento do público escolar.

Palestras, conferências, debates, espetáculo de teatro e workshops de cinema são as atividades agendadas e que têm como destinatários os alunos do 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade.

O “Janeiro Cultural” arranca na manhã do dia 17 (quarta-feira), no Auditório Municipal, com a palestra “Liberdade e os direitos humanos” que terá como orador o jornalista Joaquim Furtado.

No dia 19 (sexta-feira), mais uma vez Auditório Municipal e no período da manhã, acontece a palestra “A educação na revolução” pelo professor universitário Joaquim Pintassilgo.

Já no dia 22 (segunda-feira) realiza-se, à tarde, no Auditório 1 da ACERT, a conferência/debate “A escola antes de abril, escola de hoje e a escola do futuro”, que terá como palestrantes José Pacheco, da Escola da Ponte, José Carlos Magalhães Loureiro, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e de  António Rochette, da Universidade de Coimbra.

Nos dias 22, 23 e 24 (de segunda a quarta-feira), durante todo o dia, a companhia Gambozinos e Peobardos vai levar à cena, no Auditório 2 da ACERT, o espetáculo de teatro “O dia depois de amanhã”.

O historiador, comentador e antigo político Pacheco Pereira vai participar no dia 26 (sexta-feira), à noite, no Auditório 2 da ACERT, na conferência\debate “Democracia: que futuro?”, sendo esta iniciativa também aberta a toda a comunidade.

No âmbito do “Janeiro Cultural” decorrem ainda na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, workshops de cinema “Celebrar abril. Um poema. Um filme”, numa ação promovida pelo Cineclube de Viseu e pelo BAP – Animation Studio. 

Ver programa...

Prancheta 1.png
bottom of page