Rede de Bibliotecas de Tondela reúne em Assembleia Geral
A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro recebeu na manhã da última quinta-feira (4 de janeiro) a reunião da Assembleia de Cooperantes da Rede de Bibliotecas de Tondela.
A sessão foi presidida por Carla Antunes Borges, presidente da Câmara, e por João Carlos Figueiredo, vereador da Educação no executivo.
Os trabalhos iniciaram-se com a assinatura dos documentos normativos que orientam o funcionamento da rede, nomeadamente a “Carta de Compromisso para o Desenvolvimento da Rede”, as “Normas de organização e funcionamento” e a “Formalização do SABE (Serviço de Apoio às bibliotecas Escolares)”.
Na reunião a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, realçou a importância do compromisso estabelecido entre todos os parceiros em reforçar e manter o trabalho da Rede de Bibliotecas de Tondela.
Na presença dos intervenientes da área das bibliotecas e da comunidade educativa, a autarca aproveitou o momento para adiantar que o município já deu início à elaboração do projeto de intervenção para a Biblioteca Municipal.
Este trabalho começou com a identificação das necessidades de requalificação do edifício, modernização das tecnologias, acessibilidades e envolvência.
Segundo Carla Antunes Borges, o projeto de obras terá que ser também discutido no âmbito da Rede de Bibliotecas, ouvindo ainda a comunidade jovem.
A Rede de Bibliotecas de Tondela que foi criada em 2006 e é formada pelos representantes das Bibliotecas Municipal e Escolares, dirigentes do município, diretores dos agrupamentos de escolas e da Escola Profissional de Tondela, pela diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão e pela coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
A rede tem como missão estimular o gosto pela leitura e promover as literacias e a cidadania em todos os segmentos da população.