top of page
WhatsApp Image 2022-06-27 at 14.20.48.jpeg

Biblioteca Municipal Thomaz Ribeiro

História 

A primeira Biblioteca Pública de Tondela nasceu em 1943, altura em que a poetisa Branca de Gonta Colaço, filha de Tomás Ribeiro, manifestou o desejo de criar em Tondela uma instituição que albergasse o espólio artístico e literário da família, que fosse simultaneamente “uma casa aberta a todos os que procurassem cultivar nos livros o seu espírito”.

Para o efeito criou-se uma comissão organizadora que foi enriquecendo a instituição com donativos vários. No que diz respeito às peças artísticas destacamos as obras de arte recolhidas por intermédio de Pedro de Figueiredo e as esculturas de Ana de Gonta Colaço.

A Biblioteca-Museu Tomaz Ribeiro adotou como timbre o velho brasão concelhio “Ao ton della” e o seu “ex-libris” foi imaginado e desenhado por Pedro de Figueiredo, sendo a sua legenda “Mens agitat molem”.

Instalada de início no edifício em frente aos Paços do Concelho onde em tempos funcionaram os serviços do Registo Civil, passou depois para a sala das sessões dos Paços do Concelho. A Biblioteca Fixa da Gulbenkian criada em 1960 coexistiu com a Biblioteca-Museu no edifício da Câmara Municipal e duas décadas mais tarde passou para a Casa de Sant’Ana, mantendo-se sempre aberta ao público até à construção do atual edifício, inaugurado em Setembro de 2001, em resultado do contrato-programa firmado entre Câmara Municipal e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas.

​

Regulamento.

Espaços e Setores

Receção

Espaço central da Biblioteca. Neste espaço encontra-se o balcão de atendimento onde é feito o acolhimento, a inscrição dos utilizadores, o levantamento e a devolução dos documentos que saem para empréstimo domiciliário. Aqui pode informar-se sobre as várias atividades de animação promovidas pela Biblioteca. No computador localizado à entrada pode consultar o catálogo informatizado de toda a documentação existente na biblioteca.

Mediateca

Espaço destinado ao visionamento individual ou em pequenos grupos, de filmes e documentários em vídeo ou DVD e à audição de música em leitores de CD's áudio portáteis. O utilizador deve escolher o documento pretendido e entregá-lo à funcionária, juntamente com o cartão de utilizador, que lhe será devolvido no final da consulta/visionamento. A sala dispõe de vários computadores para pesquisa e trabalho.

Sala Polivalente

Esta sala pode funcionar como auditório ou como espaço aberto para exposições e outras atividades. É utilizada para ações de carácter cultural, artístico, científico ou lúdico: colóquios, conferências, seminários, ações de formação, espetáculos, dramatizações, sessões de filmes, entre outras situações.

Sala de Adultos

Dispõe de um fundo de quinze mil documentos das várias áreas do conhecimento. Todos os documentos podem ser consultados localmente não sendo necessário para tal que o utilizador esteja inscrito na Biblioteca. Os documentos disponíveis para empréstimo podem ser requisitados pelos utilizadores inscritos. A sala dispõe de computadores para pesquisa e trabalho. À entrada da sala encontra-se um espaço para a leitura presencial de revistas e jornais locais e nacionais. No balcão de atendimento pode c

Sala Infantil

Sala destinada a crianças e jovens. Os livros didáticos, que servem de apoio aos trabalhos e estudo encontram-se nas estantes junto ao balcão, arrumados por temas. O resto da sala é uma zona de leitura mais informal, onde se encontram os livros de histórias, os livros de aventuras e de banda desenhada. Nas estantes de literatura infantil e juvenil os livros estão ordenados alfabeticamente pelo apelido do autor. Quase todos os documentos estão disponíveis para empréstimo. A sala dispõe de vários

Localização

Prancheta 1.png
bottom of page