306315053_1126208338292586_478988849136581843_n.jpg
306265803_1126208178292602_1144888625886235772_n.jpg

Biblioteca - Escola Básica do Caramulo

RECEÇÃO E BOAS VINDAS AOS PAIS/ ENC. ED. E AOS NOVOS ALUNOS COM AS BIBLIOTECAS.
SESSÃO (IN)FORMATIVA PARA PAIS E ENC./ ED. SOBRE “ A IMPORTÂNCIA DE LER – O PAPEL DA FAMÍLIA”.

As bibliotecas escolares participaram na receção e sessão de boas vindas aos pais e enc. de educação de novos alunos (5.º e 7.º anos) nas escolas do agrupamento, com a dinamização de uma sessão de sensibilização e (in)formação sobre a importância da Leitura e o papel da Família na promoção do gosto e dos hábitos leitores dos seus educandos. As sessões decorreram em todas as bibliotecas escolares do agrupamento e foram conduzidas pela professora bibliotecária Elisa Figueiredo e pelas professoras Ana Paula Alves e Delmira Figueiredo da equipa das bibliotecas.

A leitura é, sem dúvida, uma das capacidades mais importantes do ser humano e uma das principais condições para aprender. Assim, a escola e a família têm uma responsabilidade acrescida sobre a forma como, em conjunto, podem potenciar a aquisição da competência leitora.
As bibliotecas iniciaram assim a sua atividade presencial, aliando-se à direção e aos diretores de turma, nas Boas Vindas aos pais e aos novos alunos, dentro do espírito do nosso projeto aLer+2027: “SOMOS+ A LER+”.
Pretendemos envolver todas as escolas num projeto articulado de desenvolvimento de um Agrupamento Leitor, que privilegia a literacia da leitura no seu caráter transversal e multidisciplinar, cruzando-a com a literacia dos média, da informação, digital, financeira, científica e artística e que procura envolver todos os alunos do agrupamento, de todos os níveis e tipos de ensino, em atividades de promoção da leitura, da escrita e das expressões a ela associadas, em articulação curricular com várias disciplinas e projetos do agrupamento e a AFC. Salienta-se igualmente a participação de vários grupos da comunidade escolar (pessoal docente e não docente, pais e famílias), reforçando-se as redes locais, através do envolvimento da e com a comunidade, a biblioteca municipal, a autarquia, as instituições de ensino superior, associações culturais e forças vivas da comunidade, num trabalho de proximidade com vários parceiros.

Prancheta 1.png